Naqueles dias, não havia rei em Israel, e a tribo de Dã buscava uma herança para habitar, pois até aquele dia, sua herança não tinha caído entre as tribos de Israel. Os filhos de Dã enviaram de suas famílias cinco homens, valentes de Zorá e de Estaol, para espiar a terra e buscá-la. Eles foram enviados para espiar a terra, e chegaram à região montanhosa de Efraim, até a casa de Micaías, e lá se alojaram.
Quando estavam perto da casa de Micaías, reconheceram a voz do jovem levita. Eles se desviaram para lá e perguntaram: “Quem te trouxe aqui? O que estás fazendo aqui? O que tens?” Ele lhes disse: “Micaías fez isso e isso comigo. Ele me contratou e eu me tornei seu sacerdote.” Eles lhe disseram: “Pedimos que busque conselho de Deus, para que saibamos se o caminho que vamos percorrer será próspero.” E o sacerdote lhes disse: “Vão em paz. O caminho que estão percorrendo é diante do Senhor.”
Os cinco homens partiram e chegaram a Laís, onde viram como o povo vivia em segurança, como os sidônios, tranquilos e seguros. Não havia ninguém na terra que pudesse envergonhá-los. Eles estavam longe dos sidônios e não negociavam com ninguém. Eles voltaram para seus irmãos em Zorá e Eshtaol: e seus irmãos lhes perguntaram: “O que vocês dizem?” E eles responderam: “Levantem-se e vamos contra eles, porque vimos a terra e é muito boa. E vocês, estão parados? Não sejam preguiçosos para entrar e tomar posse da terra. Quando vocês chegarem, serão um povo seguro e a terra é grande; pois Deus a entregou em suas mãos, um lugar onde nada falta na terra.
Então partiram da família de Dã, de Zorá e Eshtaol, seiscentos homens armados para a guerra. Subiram e acamparam em Quiriate-Jearim, em Judá. Por isso, deram àquele lugar o nome de Maané-Dã até hoje. Eles passaram por lá até a região montanhosa de Efraim e chegaram à casa de Micaías.
Os cinco homens que espiaram a terra de Laís disseram a seus irmãos: “Vocês sabem que nessas casas há um éfode, terafins, uma imagem esculpida e uma imagem fundida? Agora considerem o que devem fazer…” E eles se desviaram, vieram à casa do jovem levita, até a casa de Micaías, e perguntaram sobre sua saúde.
Os seiscentos homens armados para a guerra, filhos de Dã, estavam à entrada do portão. Os cinco homens que foram espiar a terra entraram e pegaram a imagem esculpida, o éfode, os terafins e a imagem fundida. O sacerdote ficou à entrada do portão com os seiscentos homens armados para a guerra.
Quando eles entraram na casa de Micaías e pegaram a imagem esculpida, o éfode, os terafins e a imagem fundida, o sacerdote lhes perguntou: “O que vocês estão fazendo?” E eles lhe disseram: “Cale-se, ponha a mão na boca e venha conosco. Seja nosso pai e nosso sacerdote. Não é melhor ser sacerdote para uma tribo e uma família em Israel do que para a casa de um homem?” O coração do sacerdote ficou alegre e ele pegou o éfode, os terafins e a imagem esculpida e foi ficar no meio do povo.
Então, se viraram e partiram, pondo os pequenos, o gado e as possessões à frente. Quando estavam longe da casa de Micaías, os homens que estavam nas casas próximas à casa de Micaías se juntaram e