Bíblia

Abigail e Nabal: A Sabedoria que Prevaleceu no Deserto

E Samuel morreu; e todo o Israel se reuniu e lamentou por ele, e o sepultaram em sua casa em Ramá. Então David se levantou e desceu ao deserto de Paran.

Havia um homem em Maon, cujas posses estavam em Carmelo; ele era muito rico, possuía três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando suas ovelhas em Carmelo.

O nome do homem era Nabal e o nome de sua esposa Abigail; a mulher era de bom entendimento e de bela aparência: mas o homem era mesquinho e maldoso em seus atos; e ele era da casa de Caleb.

David ouviu no deserto que Nabal estava tosquiando suas ovelhas. David enviou dez jovens, e disse aos jovens, Vão até Carmelo, cumprimentem Nabal em meu nome: e assim dirão a ele que vive [em prosperidade], Paz esteja com você, e paz seja para sua casa, e paz seja para tudo que tens.

Agora ouvi dizer que você tem tosquiadores: teus pastores estiveram conosco, e nós não os prejudicamos, nem faltou nada a eles, todo o tempo que estiveram em Carmelo.

Pergunte aos jovens, e eles dirão: portanto, que os jovens encontrem favor em teus olhos; pois viemos em um bom dia: peço, dê, seja o que venha à tua mão, a teus servos, e a teu filho David.

Quando os jovens de David vieram, falaram a Nabal de acordo com todas essas palavras em nome de David e se retiraram. E Nabal respondeu aos servos de David, e disse, Quem é David? E quem é o filho de Jesse? existem muitos servos hoje em dia que quebram todo homem de seu mestre.

Então, devo pegar meu pão, minha água e minha carne que matei para meus tosquiadores e dar a homens que não sei de onde são?

Então os jovens de David retornaram ao seu caminho, voltaram e disseram a ele todas estas palavras.

David disse aos seus homens, Cada um cintem a sua espada. E eles cintaram cada um a sua espada; David também cintou sua espada: e subiram atrás de David cerca de quatrocentos homens; e duzentos ficaram com a bagagem.

Mas um dos jovens contou a Abigail, esposa de Nabal, dizendo, Eis que David enviou mensageiros do deserto para saudar nosso mestre; e ele os insultou.

Mas os homens foram muito bons conosco, e não fomos prejudicados, tampouco nos faltou nada, enquanto estávamos com eles, quando estávamos nos campos: eles foram um muro para nós, tanto de noite quanto de dia, enquanto estivemos com eles cuidando das ovelhas.

Portanto, saiba e considere o que farás; porque o mal está planejado contra nosso senhor e contra toda a sua casa; pois ele é um sujeito tão desprezível, que não é possível falar com ele.

Então Abigail se apressou, e pegou duzentos pães e dois odres de vinho, e cinco ovelhas cozidas, e cinco medidas de grãos secos, e cem cachos de passas, e duzentos bolos de figos, e os carregou em jumentos.

E ela disse aos seus homens, Sigam à minha frente; eis que eu venho atrás de vocês. Mas ela não contou a seu marido Nabal.

E aconteceu que, enquanto ela andava em seu jumento e descia pela encosta da montanha, David e seus homens vinham descendo ao seu encontro; e ela os encontrou.

David tinha dito, Certamente foi em vão que eu protegi tudo que este sujeito tem no deserto, de modo que não faltou nada de tudo que lhe pertencia: e ele retribuiu a mim mal por bem.

Deus faça o mesmo aos inimigos de David, e mais ainda, se eu deixar em tudo o que pertence a ele ao amanhecer tanto quanto um rapaz.

E quando Abigail viu David, ela se apressou, desceu

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *