Bíblia

Esdras e a Revelação da Lei: Uma Jornada de Fé e Compreensão

E todos se reuniram como um só homem no lugar amplo que estava diante do portão das águas; e pediram ao escriba Esdras que trouxesse o livro da lei de Moisés, que Jeová havia ordenado a Israel.
E o sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembleia, tanto homens quanto mulheres, e todos que podiam ouvir com compreensão, no primeiro dia do sétimo mês.
E ele leu nela diante do lugar amplo que estava antes do portão das águas desde a manhã cedo até ao meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e daqueles que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
E o escriba Esdras permaneceu sobre um púlpito de madeira que tinham feito para o propósito; e ao seu lado estavam Mattithiah, Shema, Anaiah, Uriah, Hilkiah, Maaseiah, à sua direita; e à sua esquerda, Pedaiah, Mishael, Malchijah, Hashum, Hashbaddanah, Zacarias, [e] Meshullam.
E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo; (pois ele estava acima de todo o povo;) e quando ele o abriu, todo o povo se levantou:
e Esdras abençoou Jeová, o grande Deus. E todo o povo respondeu: Amém, Amém, com a elevação das mãos: e inclinaram as cabeças, e adoraram a Jeová com os rostos voltados para o chão.
Também Jeshua, Bani, Sherebiah, Jamin, Akkub, Shabbethai, Hodiah, Maaseiah, Kelita, Azariah, Jozabad, Hanan, Pelaiah, e os levitas, fizeram o povo entender a lei: e o povo ficou em seu lugar.
E eles leram no livro, na lei de Deus, claramente; e deram o sentido, de modo que entenderam a leitura.
E Nehemias, que era o governador, e Esdras, o sacerdote, o escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é santo para Jeová, vosso Deus; não choreis, nem vos lamenteis. Pois todo o povo chorou quando ouviu as palavras da lei.
Então ele disse-lhes: Ide, comei o gordo, e bebei o doce, e enviai porções àqueles para quem nada está preparado; porque este dia é santo para o nosso Senhor: não vos contristeis; pois a alegria de Jeová é a vossa força.
Então os levitas acalmaram todo o povo, dizendo: Silêncio, pois o dia é santo; não vos entristeçais.
E todo o povo se foi para comer, beber, enviar porções e fazer grande alegria, porque haviam entendido as palavras que lhes foram declaradas.
E no segundo dia se reuniram os cabeças das casas dos pais de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, a Esdras, o escriba, para atentarem às palavras da lei.
E acharam escrito na lei, que Jeová tinha ordenado por Moisés, que os filhos de Israel habitassem em tendas na festa do sétimo mês;
e que deviam publicar e proclamar em todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Ide ao monte, e trazei ramos de oliveira, e ramos de oliveira selvagem, e ramos de murta, e ramos de palmeira, e ramos de árvores frondosas, para fazer tendas, como está escrito.
Então o povo saiu, e os trouxe, e fez tendas para si, cada um no telhado da sua casa, e nos seus pátios, e nos pátios da casa de Deus, e na praça do portão das águas, e na praça do portão de Efraim.
E toda a assembleia dos que tinham regress

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *