No mesmo ano, no início do reinado de Zedequias, rei de Judá, no quarto ano e no quinto mês, Hananias, filho de Azzur, o profeta, que era de Gibeão, falou comigo na casa de Jeová, na presença dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo:
“Assim fala Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, dizendo, Eu quebrei o jugo do rei de Babilônia.
Dentro de dois anos completos, trarei de volta a este lugar todos os utensílios da casa de Jeová, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou deste lugar e levou para Babilônia;
e farei voltar a este lugar Jeconias, filho de Jeoiakim, rei de Judá, com todos os cativos de Judá, que foram para a Babilônia, diz Jeová; pois quebrarei o jugo do rei da Babilônia.”
Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias na presença dos sacerdotes, e na presença de todo o povo que estava na casa de Jeová,
até o profeta Jeremias disse, “Amém: Jeová faça assim; Jeová cumpra tuas palavras que profetizaste, para trazer de volta os utensílios da casa de Jeová, e todos os do cativeiro, de Babilônia a este lugar.
No entanto, ouça agora esta palavra que falo em teus ouvidos e nos ouvidos de todo o povo:
Os profetas que estiveram antes de mim e antes de ti antigamente profetizaram contra muitos países e contra grandes reinos, de guerra, e de mal, e de peste.
O profeta que profetiza de paz, quando a palavra do profeta acontecer, então se saberá que Jeová verdadeiramente o enviou.
Então Hananias, o profeta, tirou o bar de cima do pescoço do profeta Jeremias e o quebrou.
E Hananias falou na presença de todo o povo, dizendo, “Assim diz Jeová: Assim quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei de Babilônia, dentro de dois anos completos, do pescoço de todas as nações”. E o profeta Jeremias seguiu seu caminho.
Então a palavra de Jeová veio a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, havia quebrado o bar do pescoço de Jeremias, dizendo,
“Vá e diga a Hananias, dizendo: Assim diz Jeová: Tu quebraste as barras de madeira; mas fizeste em seu lugar barras de ferro.
Pois assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: Eu pus um jugo de ferro no pescoço de todas estas nações, para que sirvam a Nabucodonosor, rei de Babilônia; e elas o servirão: e eu lhe dei também as feras do campo.”
Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias: “Ouça agora, Hananias: Jeová não te enviou; mas fazes este povo confiar em uma mentira.
Portanto, assim diz Jeová: Eis que te farei ir embora da face da terra: este ano morrerás, porque falaste rebelião contra Jeová.”
Assim Hananias, o profeta, morreu no mesmo ano, no sétimo mês.