Então, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. E ao final de quarenta dias e quarenta noites de jejum, ele sentiu fome.
O tentador se aproximou e disse: “Se tu és o Filho de Deus, ordene que essas pedras se transformem em pão.”
Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘O homem não vive só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'”.
Então, o diabo o levou à cidade sagrada e o colocou no pináculo do templo, e disse: “Se tu és o Filho de Deus, atire-se, pois está escrito: ‘Ele ordenará aos seus anjos a teu respeito, e eles te susterão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'”.
Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus'”.
Novamente, o diabo o levou a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória. E disse: “Dar-te-ei todas estas coisas se te prostrares e me adorares.”
Jesus lhe disse: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás'”.
Então, o diabo o deixou; e eis que, anjos vieram e o serviram.
Quando soube que João havia sido preso, Jesus retirou-se para a Galiléia; e deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, à beira-mar, nos confins de Zebulun e Naftali. A fim de que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías:
“Território de Zebulun e território de Naftali, à margem do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia nas trevas viu grande luz, e aos que jaziam na região e sombra da morte, uma luz raiou.”
A partir de então, Jesus começou a pregar e a dizer: “Arrependei-vos, pois o reino dos céus está próximo”.
E, andando à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam a rede ao mar; pois eram pescadores. E disse-lhes: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”
Imediatamente, eles deixaram as redes e o seguiram.
E, adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, no barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e os chamou. Eles, imediatamente, deixaram o barco e o pai, e o seguiram.
E Jesus percorreu toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino, curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo.
E sua fama se espalhou por toda a Síria. Trouxeram-lhe todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos, endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou.
Grandes multidões o seguiam, vindas da Galiléia, da Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e de além do Jordão.