Então todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebrom e falaram: “Eis que somos de teu osso e tua carne. No passado, quando Saul era rei sobre nós, foste tu que lideraste Israel e o trouxeste de volta: e Jeová disse a ti: Serás pastor do meu povo Israel, e serás príncipe sobre Israel.”
Assim, todos os anciãos de Israel vieram ao rei em Hebrom; e o rei Davi fez uma aliança com eles em Hebrom diante de Jeová: e ungiram a Davi rei sobre Israel.
Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos. Em Hebrom ele reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.
O rei e seus homens foram a Jerusalém contra os jebusitas, os habitantes da terra, que falaram a Davi, dizendo: “Exceto que removas os cegos e os coxos, não entrarás aqui; pensando: Davi não pode entrar aqui.” No entanto, Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.
E Davi disse naquele dia: “Quem quer que golpeie os jebusitas, que suba pela calha da água, e/ou golpeie os coxos e cegos, que são odiados pela alma de Davi.” Por isso, eles dizem: “Para lá estão os cegos e os coxos; ele não pode entrar em casa.”
Davi morou na fortaleza, e a chamou de cidade de Davi. E Davi construiu ao redor, desde Milo e para dentro.
E Davi foi cada vez mais grande; pois Jeová, o Deus dos exércitos, estava com ele. E Hiram, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e cedros, e carpinteiros, e pedreiros; e eles construíram uma casa para Davi. E Davi percebeu que Jeová o havia estabelecido como rei sobre Israel, e que havia exaltado seu reino por amor ao seu povo, Israel.
Davi tomou mais concubinas e esposas de Jerusalém, após ter vindo de Hebron; e ainda nasceram filhos e filhas a Davi. E estes são os nomes dos que nasceram para ele em Jerusalém: Shammua, Shobab, Nathan e Salomão, Ibhar, Elishua, Nepheg e Japhia, Elishama, Eliada e Eliphelet.
Quando os filisteus ouviram que Davi havia sido ungido rei sobre Israel, todos os filisteus subiram para procurar a Davi; e Davi soube disso e desceu para a fortaleza. Agora os filisteus vieram e se espalharam pelo vale de Refaim.
Davi perguntou a Jeová, dizendo: “Devo subir contra os filisteus? Entregarás eles em minha mão?” E Jeová disse a Davi: “Sobe; pois certamente entregarei os filisteus em tua mão.”
Davi veio a Baal-perazim, e Davi os golpeou ali; e disse: “Jeová quebrou meus inimigos diante de mim, como a brecha das águas.” Portanto, chamou o nome daquele lugar de Baal-perazim. E eles deixaram suas imagens lá; e Davi e seus homens as levaram.
Os filisteus subiram novamente e se espalharam pelo vale de Refaim. E quando Davi perguntou a Jeová, ele disse: “Não subas; contorna-os por trás e vem sobre eles frente aos arbustos de amoreiras. E será, quando ouvires o som de marcha no topo das amoreiras, que então deverás te animar; pois então Jeová saiu diante de ti para golpear o exército dos filisteus.”
E Davi fez como Jeová lhe ordenou, e golpeou os filisteus desde Geba até chegar a Gezer.