Bíblia

Lázaro, o Homem Que Jesus Ressuscitou: Uma História de Fé e Milagres

Havia um homem doente, Lázaro de Betânia, da aldeia de Maria e sua irmã Marta. E era essa Maria que, uma vez, havia ungido o Senhor com óleo perfumado e enxugado os pés dele com seus cabelos. O irmão dessa Maria, Lázaro, estava enfermo.

Por isso, as irmãs mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que você ama está doente”. Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não terminará em morte, mas é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.”. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, ao receber a notícia da doença de Lázaro, Ele permaneceu onde estava durante dois dias.

Depois deste período, disse aos seus discípulos: “Vamos voltar para a Judéia”. Os discípulos, receosos, responderam: “Mestre, recentemente os judeus tentaram te matar a pedradas, e você ainda quer voltar para lá?”. Jesus, no entanto, respondeu: “Não há doze horas no dia? Homem que caminha durante o dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas quem caminha à noite tropeça, porque a luz não está nele”. Depois dessas palavras, disse-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu; vou despertá-lo”.

Os discípulos disseram: “Senhor, se ele dorme, vai se recuperar”. Jesus estava, porém, falando da morte de Lázaro, mas eles entenderam que Ele se referia ao repouso normal do sono. Então Jesus disse claramente: “Lázaro morreu”. E declarou: “Estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”.

Quando chegou, Jesus descobriu que Lázaro já estava há quatro dias no sepulcro. Betânia ficava perto de Jerusalém, a menos de três quilômetros, e muitos judeus tinham vindo ver Marta e Maria para as consolar pela morte do irmão. Ao saber que Jesus estava chegando, Marta saiu ao seu encontro, mas Maria ficou em casa.

Marta disse a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”. Jesus respondeu: “Teu irmão ressuscitará”. Marta retrucou: “Sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Jesus, então, afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” Ela respondeu: “Sim, Senhor, eu creio que você é o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. E voltando para casa, chamou Maria em segredo e transmitiu a mensagem de que o Mestre estava à sua procura.

Chegando onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. Quando Jesus a viu chorando e também os judeus que a acompanhavam, ficou profundamente comovido e perguntou: “Onde o colocaram?”. Eles responderam: “Vem e vê, Senhor!”. E Jesus chorou. Muitos judeus, ao verem Jesus chorar, comentaram: “Vejam como ele o amava!”.

Quando chegou ao sepulcro, uma gruta com uma pedra posta à entrada, Jesus ordenou: “Tirem a pedra”. Marta, irmã do morto, disse: “Mas, Senhor, já cheira mal. Faz quatro dias que ele está aí”. Jesus respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”.

Então, tiraram a pedra. Jesus, levantando os olhos para o céu, agradeceu: “Pai, eu te agradeço porque me ouv

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *