Bíblia

O Chamado Profético de João no Deserto: Preparando o Caminho do Senhor

No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, Pontius Pilate como governador da Judéia, Herodes como tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe como tetrarca da região de Itureia e Trachonitis, e Lisânia como tetrarca de Abilene,
durante o sumo sacerdócio de Anás e Caifás, a palavra de Deus veio a João, o filho de Zacarias, no deserto.
E ele percorreu toda a região em torno do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados;
conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, A voz de um clamando no deserto, Preparem o caminho do Senhor, Façam caminhos retos para ele.
Todo vale será preenchido, e todo monte e colina será rebaixado; E o tortuoso se tornará reto, E os caminhos ásperos suaves;
E toda carne verá a salvação de Deus.
Ele portanto disse às multidões que vinham para serem batizadas por ele, “Vocês, descendentes de víboras, quem os alertou para fugir da ira que está por vir?
Produzam frutos dignos de arrependimento, e não comecem a dizer a si mesmos: Temos Abraão como nosso pai; Pois eu vos digo que Deus é capaz de criar filhos para Abraão dessas pedras.
E até agora o machado também está na raiz das árvores: toda árvore, portanto, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
E as multidões perguntaram a ele, “O que então devemos fazer?”
E ele respondeu e disse-lhes: “Quem tem duas capas, compartilhe com quem não tem; e aquele que tem comida, faça o mesmo.
E também vieram publicanos para serem batizados, e disseram-lhe, “Mestre, o que devemos fazer?”
E ele disse-lhes, “Não exijam mais do que o que é determinado para vocês.
E também os soldados perguntaram-lhe, dizendo, “E nós, o que devemos fazer?” E ele disse-lhes, “Não extorquam de ninguém, nem acusem falsamente [ninguém]; e fiquem contentes com o seu salário.
E enquanto o povo estava na expectativa, e todos os homens questionavam em seus corações a respeito de João, se ele seria o Cristo;
João respondeu, dizendo a todos eles: “Eu, na verdade, batizo vocês com água; mas virá aquele que é mais poderoso do que eu, o cadarço de cujas sandálias não sou digno de desatar: ele batizará você [ no Espírito Santo e [em] fogo:
cujo ventilador está em sua mão, para limpar completamente sua eira, e para reunir o trigo em seu celeiro; mas a palha ele queimará com fogo inextinguível.
Com muitas outras exortações, portanto, ele pregou as boas novas ao povo;
mas Herodes, o tetrarca, sendo reprovado por ele por Herodias, a mulher de seu irmão, e por todas as coisas más que Herodes havia feito,
acrescentou a tudo isso que ele colocou João na prisão.
Agora aconteceu que, quando todos os povos foram batizados e Jesus também havia sido batizado, e estava orando, o céu se abriu,
e o Espírito Santo desceu sob a forma corpórea, como uma pomba, sobre ele, e uma voz veio do céu: “Tu és o meu Filho amado; em ti me regozijo.
E Jesus, ao começar a ensinar, tinha cerca de trinta anos de idade, sendo (como se acreditava) o filho de José, que era filho de Heli,
filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,
filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai,
filho de Maate, filho de Matatias

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *