Não quero, irmãos, que sejam ignorantes de que nossos antepassados estavam todos sob a nuvem e todos atravessaram o mar; todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar; todos comeram do mesmo alimento espiritual e todos beberam da mesma bebida espiritual. Eles bebiam de uma rocha espiritual que os seguia, e essa rocha era Cristo.
Apesar disso, com a maioria deles Deus não se agradou; eles foram derrubados no deserto. Agora, essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles também cobiçaram.
Não sejamos idólatras, como alguns deles foram; como está escrito: “O povo se assentou para comer e beber e se levantou para se divertir”. Não devemos cometer imoralidades sexuais, como alguns deles cometeram, e em um único dia caíram vinte e três mil.
Não devemos testar o Senhor, como alguns deles testaram e foram destruídos por serpentes. Nem murmuremos, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo destruidor. Agora, essas coisas aconteceram com eles como exemplos e foram escritas para a nossa admoestação, sobre quem o fim dos tempos chegou. Portanto, aquele que pensa que está de pé, tome cuidado para não cair.
Nenhum teste se apoderou de vocês, exceto o que é comum ao homem: mas Deus é fiel, que não os deixará ser tentados acima do que vocês são capazes; mas, com a tentação, também proporcionará a forma de escapar, para que possam suportá-la. Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
Eu falo como a homens sábios; julguem o que digo. O cálice da bênção que abençoamos, não é uma comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é uma comunhão do corpo de Cristo?
Considerando que nós, que somos muitos, somos um pão, um corpo: todos participamos do mesmo pão. Olhem para Israel segundo a carne: aqueles que comem os sacrifícios não têm comunhão com o altar?
O que eu digo então? Que um ídolo é alguma coisa ou que um sacrifício de ídolos é alguma coisa? Mas [eu digo] que as coisas que os gentios sacrificam, oferecem a demônios e não a Deus: e eu não quero que vocês tenham comunhão com demônios.
Vocês não podem beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios: não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou provocamos ciúmes no Senhor? Somos mais fortes que ele?
Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas são convenientes. Todas as coisas são lícitas; mas nem todas edificam. Que ninguém busque o seu próprio interesse, mas sim o do próximo.
Coma tudo o que é vendido no açougue, sem fazer perguntas por causa da consciência, pois a terra é do Senhor, e tudo o que nela existe. Se algum dos incrédulos os convida para um banquete e vocês decidem ir, comam tudo o que for colocado diante de vocês, sem fazer perguntas por causa da consciência.
Mas se alguém lhes disser: “Isso foi oferecido em sacrifício”, não comam, por causa da pessoa que o informou e por causa da consciência. Falo da consciência do outro, não da sua.
Por que a minha liberdade deve ser julgada pela consciência de outra pessoa? Se eu participo com gratidão, por que serei condenado por algo pelo qual dou graças? Portanto, se vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
Não sejam motivo de tropeço, seja para judeus, gregos ou para a igreja de Deus; assim como eu procuro agradar