Bíblia

havia sidocapturada e por causa de seu sogro e seu marido. Ela disse: A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada. Título: O Clamor de Israel e a Queda de Eli: A Captura da Arca Sagrada

E a palavra de Samuel veio para todo Israel. Neste tempo, Israel saiu contra os filisteus em batalha e acamparam junto a Eben-Ezer, enquanto os filisteus acamparam em Afeque.

Os filisteus se prepararam para a batalha contra Israel, e quando eles se encontraram na batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. Cerca de quatro mil homens do exército foram mortos no campo de batalha.

Quando o povo voltou para o acampamento, os anciãos de Israel perguntaram, “Por que o Senhor nos permitiu ser derrotados hoje pelos filisteus? Vamos trazer a arca da aliança do Senhor de Silo para nós, para que ela possa estar entre nós e nos salvar das mãos de nossos inimigos.”

Então, o povo enviou mensageiros a Silo, que trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos exércitos, que se assenta acima dos querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, estavam lá com a arca da aliança de Deus.

Quando a arca da aliança do Senhor entrou no acampamento, todo Israel gritou de alegria, de forma que a terra tremeu. Quando os filisteus ouviram o barulho do clamor, perguntaram, “O que significa este grande clamor no acampamento dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha entrado no acampamento.

Os filisteus se assustaram, pois disseram, “Deus entrou no acampamento”, e exclamaram, “Ai de nós! Nunca aconteceu algo assim antes. Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? Estes são os deuses que feriram os egípcios com todos os tipos de pragas no deserto.”

Os filisteus se fortaleceram e lutaram. Israel foi derrotado e cada homem fugiu para sua tenda. Foi um grande massacre; cerca de trinta mil homens de pé de Israel caíram.

A arca de Deus foi capturada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos. Um homem de Benjamim fugiu do exército e correu até Siló no mesmo dia, com as roupas rasgadas e terra na cabeça.

Quando ele chegou, Eli estava sentado em sua cadeira à beira da estrada, pois seu coração tremia pela arca de Deus. Quando o homem entrou na cidade e contou o que havia ocorrido, toda a cidade lamentou.

Quando Eli ouviu o som do lamento, ele perguntou, “O que significa esse barulho?” O homem se apressou a contar a Eli. Eli tinha noventa e oito anos, e seus olhos estavam fixos, de modo que ele não pôde ver.

O homem disse a Eli, “Eu sou o que veio do exército, e eu fugi hoje do exército.” Ele perguntou, “Como as coisas ocorreram, meu filho?”

O homem que trouxe a notícia respondeu, “Israel fugiu antes dos filisteus, e houve também um grande massacre entre o povo. Seus dois filhos, Hofni e Fineias, estão mortos, e a arca de Deus foi capturada.”

Quando o homem mencionou a arca de Deus, Eli caiu de sua cadeira para trás ao lado do portão, quebrou o pescoço e morreu, pois era um homem velho e pesado. Ele havia julgado Israel por quarenta anos.

Sua nora, a esposa de Fineias, estava grávida e perto do parto. Quando ouviu que a arca de Deus fora capturada e que seu sogro e seu marido estavam mortos, ela se curvou e deu à luz, pois suas dores começaram.

No momento de sua morte, as mulheres que estavam com ela disseram, “Não tenha medo; você deu à luz um filho.” Mas ela não respondeu nem prestou atenção a elas.

Ela nomeou o filho Icabô, dizendo, “A glória se foi de Israel” – porque a arca de Deus

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *