E eis que surgiu um homem de Deus de Judá pela palavra do SENHOR para Betel: e Jeroboão estava parado no altar para queimar incenso. E ele clamou contra o altar pela palavra do Senhor e disse: “Ó altar, altar, assim diz o Senhor: Eis que um filho será nascido à casa de David, Josias de nome; e sobre ti sacrificará os sacerdotes dos lugares altos que queimam incenso sobre ti, e ossos de homens queimarão sobre ti.
E ele deu um sinal no mesmo dia, dizendo que este é o sinal que o Senhor falou: Eis que o altar será rasgado, e as cinzas que estão sobre ele serão derramadas. Quando o rei ouviu a fala do homem de Deus, que gritou contra o altar em Betel, Jeroboão estendeu a mão do altar, dizendo: “Agarre-o”. E sua mão, que ele estendeu contra ele, secou, de modo que ele não pôde trazê-la de volta novamente.
O altar também foi rasgado, e as cinzas derramadas do altar, de acordo com o sinal que o homem de Deus havia dado pela palavra do Senhor. E o rei respondeu e disse ao homem de Deus: “Implora agora o favor do SENHOR teu Deus, e ora por mim, para que minha mão seja restaurada novamente.” E o homem de Deus implorou ao Senhor, e a mão do rei foi restaurada novamente, e tornou-se como era antes.
E o rei disse ao homem de Deus: “Venha para casa comigo, e refresque-se, e eu te darei uma recompensa”. E o homem de Deus disse ao rei: “Se me der metade da tua casa, não entrarei, nem comerei pão nem beberei água neste lugar; pois assim ficou combinado comigo pela palavra do Senhor, dizendo: ‘Não comerás pão, nem beberás água, nem voltarás pelo caminho que vieste’. Portanto, ele foi por outro caminho e não voltou pelo caminho que veio a Betel.
Agora, morava um velho profeta em Betel; e um de seus filhos veio e contou-lhe todas as obras que o homem de Deus havia feito naquele dia em Betel: as palavras que ele havia dito ao rei, também contaram ao pai. E o pai perguntou-lhes: “Que caminho ele foi?” Agora, seus filhos haviam visto o caminho que o homem de Deus seguira, que veio de Judá.
E ele disse aos seus filhos: “Sela meu asno”. Então, eles selaram o asno; e ele montou nele. E ele foi atrás do homem de Deus, e o encontrou sentado debaixo de um carvalho; e ele disse-lhe: “És tu o homem de Deus que veio de Judá?” E ele disse: “Sou eu.”
Então ele disse a ele: “Venha para casa comigo, e coma pão”. E ele disse: “Não posso retornar contigo, nem entrar contigo; nem vou comer pão nem beber água contigo neste lugar: pois me foi dito pela palavra do Senhor, ‘Não comerás pão, nem beberás água aí, nem voltarás a ir pelo caminho que vieste'”.
E ele disse a ele: “Também eu sou profeta como tu, e um anjo falou comigo pela palavra do Senhor, dizendo ‘Traga-o de volta contigo para a tua casa, para que ele possa comer pão e beber água'”. Mas ele mentiu para ele. Então, ele voltou com ele, e comeu pão na casa dele, e bebeu água. E aconteceu que, enquanto eles estavam sentados à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o havia trazido de volta; e ele clamou ao homem de Deus que veio de Judá, dizendo: “Assim diz o Senhor, já que tu foste desobediente à boca do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te deu, mas voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar que te disse: ‘Não coma p