Bíblia

O Cerco de Jerusalém e o Destino de Zedequias: Um Conto de Fuga, Captura e Redenção

Aconteceu quando Jerusalém foi tomada, no nono ano de Zedequias, rei de Judá. No décimo mês, chegou Nabucodonosor, rei da Babilônia e todo o seu exército contra Jerusalém e a cercou. No décimo primeiro ano de Zedequias, no quarto mês, no nono dia do mês, uma brecha foi feita na cidade.

Entraram todos os príncipes do rei da Babilônia, e sentaram-se à porta central, incluindo Nergal-sharezer, Samgar-nebo, Sarsequim, Rab-saris, Nergal-sharezer, Rab-mag, junto com todos os outros príncipes do rei da Babilônia.

Quando Zedequias, rei de Judá, e todos os homens de guerra os viram, então fugiram e saíram da cidade à noite, pelo caminho do jardim do rei, pela porta entre os dois muros; e foram para a Arabá. Mas o exército dos Caldeus os perseguiu e alcançou Zedequias nas planícies de Jericó: e quando o capturaram, o levaram até Nabucodonosor, rei da Babilônia, na cidade de Ribla, na terra de Hamate, onde ele impôs um julgamento.

Em Ribla, o rei da Babilônia matou todos os filhos de Zedequias, diante de seus olhos. Ele também matou todos os nobres de Judá. Além disso, arrancou os olhos de Zedequias, atou-o com correntes e o levou para a Babilônia.

Os caldeus queimaram a casa do rei e as casas do povo com fogo, e derrubaram os muros de Jerusalém. Nebuzaradã, capitão da guarda, levou para a Babilônia o povo que restou na cidade e também aqueles que haviam se rendido a ele.

Porém, Nebuzaradã, capitão da guarda, deixou no país de Judá os mais pobres do povo, que não possuíam nada, e lhes deu vinhedos e terras na mesma época.

Nabucodonosor, rei da Babilônia, deu instruções a Nebuzaradã, capitão da guarda, a respeito de Jeremias, dizendo: “Cuide dele, trate-o bem e não lhe faça mal algum; pelo contrário, faça por ele tudo o que ele pedir”.

Com isso, Nebuzaradã, capitão da guarda, e Nebushazban, Rab-saris, Nergal-sharezer, Rab-mag e todos os altos funcionários do rei da Babilônia, enviaram e tiraram Jeremias do pátio da guarda, e o confiaram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, para que o levasse para casa. Assim, Jeremias viveu entre o povo.

A palavra do Senhor veio a Jeremias, enquanto ele estava confinado no pátio da guarda, dizendo: “Vá e fale a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Vou trazer minhas palavras sobre esta cidade para mal, e não para bem; e elas se cumprirão na tua presença naquele dia. Mas eu te livrarei naquele dia, diz o SENHOR; e não serás entregue nas mãos dos homens de quem temes. Pois certamente te salvarei, e não cairás à espada, mas a tua vida será um despojo para ti; porque confiaste em mim, diz o Senhor.”

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *