E aconteceu que, quando o reino de Roboão foi estabelecido e ele se tornou forte, abandonou a lei de Jeová, e todo Israel o seguiu.
No quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém porque eles haviam transgredido contra Jeová. Com ele vinham cerca de mil e duzentas carruagens e sessenta mil cavaleiros. O povo que veio com ele do Egito era incontável, incluindo os lubins, os suquins e os etíopes.
Sisaque tomou as cidades fortificadas que pertenciam a Judá e veio até Jerusalém. Então o profeta Semaías veio até Roboão e os príncipes de Judá que se reuniram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: “Assim diz Jeová, Vocês me abandonaram, por isso também vos deixei nas mãos de Sisaque.”
Então os príncipes de Israel e o rei se humilharam e disseram: Jeová é justo. Quando Jeová viu que eles se humilharam, a palavra de Jeová veio a Semaías, dizendo: “Eles se humilharam, eu não os destruirei; mas dar-lhes-ei algum livramento, e minha ira não se derramará sobre Jerusalém pela mão de Sisaque. No entanto, eles serão seus servos, para que eles saibam o que é meu serviço e o serviço dos reinos dos países.”
Assim, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém e levou os tesouros da casa de Jeová e os tesouros da casa do rei; levou tudo, levou até mesmo os escudos de ouro que Salomão havia feito.
Em seu lugar, o rei Roboão fez escudos de bronze e os entregou aos oficiais da guarda que protegiam a porta da casa do rei. Sempre que o rei entrava na casa de Jeová, a guarda vinha, pegava os escudos e depois os devolvia à sala da guarda.
Quando Roboão se humilhou, a ira de Jeová se afastou dele, de modo a não o destruir completamente; e além disso, em Judá foram encontradas coisas boas.
Roboão fortaleceu-se em Jerusalém e reinou. Roboão era de quarenta e um anos quando começou a reinar, e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que Jeová havia escolhido entre todas as tribos de Israel para colocar ali o Seu nome. O nome de sua mãe era Naamá, uma amonita.
Ele fez o que era mau, porque não dedicou seu coração para buscar a Jeová.
Os feitos de Roboão, do primeiro ao último, estão escritos na história de Semaías, o profeta, e de Ido, o vidente. E houve guerras entre Roboão e Jeroboão durante todo o tempo.
Roboão descansou com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. Abias, seu filho, se tornou rei em seu lugar.