Bíblia

Cinco Reis Temem a Força de Israel: O Dia em que o Sol e a Lua Pararam

Aconteceu que, quando Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu falar como Josué havia tomado a cidade de Ai, e a havia arruinado completamente (da mesma maneira que havia feito com Jericó e seu rei, assim había feito com Ai e o seu rei), e sobre como os habitantes de Gibeão fizeram paz com Israel e estavam vivendo entre eles; o rei teve grande medo, porque Gibeão era uma grande cidade, como uma das cidades reais, e porque era maior do que Ai, e todos os homens ali eram guerreiros fortes.

Por isso, Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou mensagens ao rei Hoham de Hebrom, ao rei Pirã de Jarmute, ao rei Jafia de Laquis, e ao rei Debir de Eglom, dizendo,
“Venham a mim, me ajudem, e vamos atacar Gibeão; pois ela fez paz com Josué e com os filhos de Israel.”
Assim, os cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, se juntaram e subiram com todos os seus exércitos. Eles acamparam contra Gibeão e começaram a luta contra ela.

Os homens de Gibeão enviaram uma mensagem a Josué no acampamento de Gilgal, dizendo, “Não retenha a tua mão de nós, teus servos; venha rapidamente e nos salve, e nos ajude: todos os reis dos amorreus que vivem nas montanhas estão unidos contra nós.”
Então, Josué subiu de Gilgal, ele e todo o exército de guerra com ele, e todos os valentes homens de coragem.

E o Senhor disse a Josué, “Não tenha medo deles: porque eu os entreguei em tuas mãos; nenhum homem deles vai resistir diante de ti.” Portanto, Josué atacou-os subindo de Gilgal durante a noite.
E o Senhor os confundiu diante de Israel, e Josué e seu exército os derrotaram completamente em Gibeão. Eles os perseguiram no caminho da subida de Bete-Horom e os atacaram até Azeca e Makeda.

No auge da batalha, quando eles estavam fugindo diante dos israelitas, enquanto estavam no caminho para Bete-Horom, o Senhor jogou grandes pedras do céu sobre eles até Azeca, e eles morreram. Mais morreram por esta saraivada do céu do que aqueles que os israelitas mataram com a espada.

Naquele dia, quando o Senhor entregou os amorreus diante dos israelitas, Josué falou a voz alta e disse, “Sol, pare sobre Gibeão; E tu, lua, pare no vale de Aijalom.”
E o sol parou, e a lua permaneceu, até o povo vingar-se de seus inimigos. Isso está escrito no livro de Jasar? O sol ficou parado no céu e não se apressou a se pôr por cerca de um dia inteiro. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor ouviu a voz de um humano. O Senhor estava lutando por Israel.

Josué e todo Israel com ele retornaram ao acampamento em Gilgal. Mas os cincos reis fugiram e se esconderam numa caverna em Makeda.
E deram a notícia a Josué: “Os cinco reis foram encontrados escondidos numa caverna em Makeda.”
Josué disse: “Role grandes pedras na entrada da caverna e coloque homens na frente dela para guardar; mas não fiquem aí; continuem perseguindo seus inimigos, atacando-os por trás. Não permitam que eles entrem em suas cidades, porque o Senhor, o seu Deus, entregou-os em suas mãos.”

Depois que Josué e os israelitas aniquilaram os inimigos com uma grande matança, até serem consumidos, e o remanescente restante deles tinha entrado nas

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *