Bíblia

Salomão: A Ascensão ao Trono e o Legado de Davi

Os dias de David se aproximaram para que ele morresse, e então ele deixou uma orientação para seu filho Salomão, dizendo, “Estou indo pelo caminho de toda a terra. Sê forte e mostra-te homem. Mantenha a carga do Senhor teu Deus, para andar em seus caminhos, para guardar seus estatutos, seus mandamentos, suas ordenanças e seus testemunhos, conforme o que está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo que fazes e onde quer que te voltes.”

David também recordou a Salomão sobre o que Joab, filho de Zeruías, fez com ele e com os dois capitães das tropas de Israel, Abner, filho de Ner e Amasa, filho de Jether. Joab os matou, derramando sangue de guerra em tempos de paz e sujou seu cinturão e seus sapatos com o sangue deles. David aconselhou Salomão a agir segundo sua sabedoria para que Joab não descesse em paz ao Sheol.

David também aconselhou Salomão a mostrar bondade aos filhos de Barzillai, o gileadita, e permitir que eles comessem à sua mesa, pois eles vieram a ele quando fugiu de Absalão, seu irmão. Ele avisou Salomão sobre Simei, filho de Gera, que o amaldiçoou com uma maldição terrível. Embora Simei tenha vindo a David se desculpar, ele instruiu Salomão a fazer justiça. David morreu e foi sepultado na cidade de David após reinar por quarenta anos sobre Israel, sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém.

Salomão então sentou-se no trono de David, seu pai, e seu reino estava bem estabelecido. O próprio Adonijah, filho de Haggith, veio até Bathsheba, a mãe de Salomão. Ele pediu a ela que intercedesse por ele junto a Salomão, pois pretendia se casar com Abishag, a sunamita. Embora Bathsheba tenha concordado, Salomão negou o pedido de Adonijah devastadoramente, pois viu seu pedido como uma tentativa de usurpar o reino.

Ao declarar a Palavra de Deus, Salomão sentencia à morte Adonijah pela palavra que ele falou contra sua própria vida. Salomão também conduziu Abiatar para Anathoth e Joab, pois eles apoiaram Adonijah. Quando Joab soube disso, fugiu para a Tenda do Senhor e agarrou os chifres do altar, mas Salomon ordenou que Benaiah o matasse.

Salomão comunica uma condição a Shimei, filho de Gera – ele deve construir uma casa em Jerusalém e permanecer lá, pois, se cruzasse o riacho de Kidron, seria morto. Shimei concorda, mas três anos depois, ele quebra sua promessa para procurar dois de seus servos que haviam fugido. Quando Salomão soube disso, convocou Shimei, lembrou-o do que lhe havia dito e então Benaiah saiu e matou-o.

Com isso, o reino de Salomão foi finalmente estabelecido.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *