Bíblia

O Reinado e a Restauração de Jeoás: Dedicação, Traição e Fé

No sétimo ano de Jeú, começou Jeoás a reinar; e ele reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia de Beer-Sheba.

Jeoás fez o que era justo aos olhos de Jeová durante todos os seus dias em que Jeoiada, o sacerdote, lhe instruiu. Contudo não foram retirados os altos lugares; o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos lugares.

E Jeoás disse ao sacerdotes: “Todo o dinheiro das coisas sagradas que é trazido à casa de Jeová, em moeda corrente, o dinheiro das pessoas pelas quais cada homem é avaliado, e todo o dinheiro que vem ao coração de qualquer homem trazer à casa de Jeová, que os sacerdotes tomem para si, cada homem de seu conhecido; e reparem as brechas da casa, onde quer que se encontre algum dano.”

Mas aconteceu que, no vigésimo terceiro ano do rei Jeoás, os sacerdotes ainda não tinham reparado as brechas da casa. Então, rei Jeoás chamou Jeoiada, o sacerdote, e os outros sacerdotes, e lhes perguntou: “Por que não reparam as brechas da casa? De agora em diante, não levem mais dinheiro de seus conhecidos, mas o entreguem para as reparações da casa.” E os sacerdotes concordaram em não tomar mais dinheiro do povo e não reparar mais as brechas da casa.

Porém, Jeoiada, o sacerdote, pegou uma caixa, perfurou um buraco na tampa e colocou-a ao lado do altar, à direita de quem entrava na casa de Jeová. Os sacerdotes que guardavam o limiar colocaram ali todo o dinheiro que era levado para a casa de Jeová.

Quando viram que havia muito dinheiro na caixa, o escrivão do rei e o sumo sacerdote subiram, embalaram e contaram o dinheiro encontrado na casa de Jeová. Eles entregaram o dinheiro pesado aos trabalhadores que supervisionavam a casa de Jeová. E pagaram os carpinteiros e construtores que trabalhavam na casa de Jeová, e aos pedreiros e cortadores de pedra, e para a compra de madeira e pedra lapidada para reparar as brechas na casa de Jeová, e por tudo que foi usado para reparar a casa.

Mas não foram feitos para a casa de Jeová cálices de prata, utensílios para apagar mechas, bacias, trombetas, ou qualquer vasilha de ouro ou de prata, do dinheiro que foi trazido à casa de Jeová; pois eles deram isso aos que faziam o trabalho e assim repararam a casa de Jeová. Além disso, eles não se acertaram com os homens a quem entregaram o dinheiro para dar aos que faziam o trabalho, porque eles agiram com fidelidade.

O dinheiro para as ofertas de expiação e o dinheiro para as ofertas pelo pecado não foram trazidos à casa de Jeová; era dos sacerdotes.

Então Hazael, rei da Síria, subiu e lutou contra Gath, e a tomou; e Hazael voltou seu rosto para subir a Jerusalém. E Jeoás, rei de Judá, levou todos os objetos sagrados que Jeosafat, Jeorão e Acazias, seus pais, reis de Judá, tinham dedicado, e seus próprios objetos sagrados, e todo o ouro que foi encontrado nos tesouros da casa de Jeová, e da casa do rei, e enviou para Hazael, rei da Síria, que então se retirou de Jerusalém.

O restante dos atos de Jeoás, e tudo o que fez, não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?

Por fim, seus servos se levantaram, e conspiraram, e golpearam Jeoás na casa de Milo, a caminho de Silla. Seus servos, Jozacar, filho de Simeate, e Jeozabad, filho de Somer, o golpearam e ele

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *