E aconteceu que, após os eventos anteriores, Nahash, rei dos filhos de Amom, morreu, e seu filho governou em seu lugar. Então David disse: Mostrarei bondade a Hanum, filho de Nahash, porque seu pai foi bondoso comigo.
Assim, David enviou mensageiros para confortá-lo a respeito de seu pai. E os servos de Davi entraram na terra dos filhos de Amom para consolar Hanum. Mas os príncipes dos filhos de Amom disseram a Hanum, “Pensas tu que David honra o teu pai, enviando consoladores a ti? Não vieram seus servos a ti para pesquisar, subverter e espiar a terra?”
Então Hanum tomou os servos de David, barbeou-os, cortou suas roupas ao meio até suas nádegas e enviou-os embora. Certas pessoas foram e contaram a David como os homens haviam sido tratados. E ele enviou para encontrá-los; pois os homens estavam profundamente envergonhados. O rei disse: “Fiquem em Jericó até que suas barbas cresçam, e então retornem.”
Quando os filhos de Amom viram que haviam se tornado odiosos a David, Hanum e os filhos de Amom enviaram mil talentos de prata para alugar carros e cavaleiros da Mesopotâmia, e Arammaaca, e Zobah. Eles alugaram trinta e dois mil carros de guerra, e o rei de Maaca e seu povo, que vieram e acamparam diante de Medeba. Os filhos de Amom se reuniram de suas cidades e vieram para a batalha.
Quando David ouviu falar disso, enviou Joab e todo o exército dos homens valorosos. Os filhos de Amom saíram e organizaram a batalha no portão da cidade, os reis que tinham vindo estavam em campo aberto.
Quando Joab viu que a batalha estava preparada diante e atrás dele, escolheu todos os melhores homens de Israel e os colocou em formação contra os sírios. E mandou o restante do povo para as mãos de seu irmão Abisai; e eles se alinharam contra os filhos de Amom. E ele disse: “Se os sírios forem muito fortes para mim, então tu me ajudarás; mas se os filhos de Amom forem muito forte para ti, então eu te ajudarei.”
Joab e o povo que estavam com ele se aproximaram dos sírios para a batalha e fugiram diante dele. E quando os filhos de Amom viram que os sírios tinham fugido, eles também fugiram diante de Abisai, seu irmão, e entraram na cidade. Depois, Joab foi para Jerusalém.
Quando os sírios viram que estavam sendo derrotados por Israel, enviaram mensageiros e trouxeram os sírios que estavam além do Rio, com Shofaque, o capitão do exército de Hadadezer, à frente. Foi noticiado a David; e ele reuniu todo Israel, atravessou o Jordão, veio até eles e organizou a batalha contra eles.
Os sírios fugiram diante de Israel, e David matou sete mil homens de carros e quarenta mil footmen, e matou Shofaque, o capitão do exército. Quando os servos de Hadadezer viram que estavam sendo derrotados por Israel, eles fizeram as pazes com David e o serviram: os sírios não ajudariam mais os filhos de Amom.