Bíblia

Milagres e Misericórdia: O Banquete Divino e a Revelação do Cristo

Naqueles dias, quando novamente uma grande multidão se reuniu e eles não tinham nada para comer, Jesus chamou seus discípulos e lhes disse, “Eu tenho compaixão da multidão, porque estão comigo há três dias e não têm nada para comer. Se eu os enviar para casa em jejum, eles desmaiarão no caminho; e alguns deles vieram de longe”.

Os discípulos responderam, “De onde poderíamos conseguir pão suficiente para alimentar todos eles aqui neste lugar deserto?” Jesus perguntou, “Quantos pães vocês têm?” E eles disseram, “Sete.” Jesus mandou a multidão sentar no chão. Então ele pegou os sete pães, agradeceu, partiu e deu aos discípulos para servir à multidão. Eles também tinham alguns peixes pequenos, que Jesus abençoou e mandou servir.

Eles comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. Eram cerca de quatro mil pessoas. Depois disso, Jesus os despediu, entrou no barco com os discípulos e partiu para a região de Dalmanuta.

Os Fariseus vieram procurá-lo e começaram a questioná-lo, buscando dele um sinal do céu para testá-lo. Mas Jesus, profundamente frustrado, disse: “Por que esta geração busca um sinal? Em verdade vos digo que não será dado nenhum sinal a esta geração”. Ele então os deixou e voltou para o barco, partindo para o outro lado.

Os discípulos haviam esquecido de levar pão e só tinham um pão no barco. Jesus os alertou, “Cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes”. Eles começaram a discutir sobre o fato de não terem pão, e Jesus percebendo isso disse: “Por que vocês estão discutindo sobre não ter pão? Vocês ainda não entendem? Tem o coração endurecido? Tendo olhos, não veem? E tendo ouvidos, não ouvem? Vocês não se lembram de quando parti cinco pães para cinco mil pessoas, quantos cestos de pedaços vocês recolheram? Eles responderam: “Doze”. “E quando parti sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?” Eles responderam: “Sete”. E Jesus disse, “Vocês ainda não entendem?”

Eles chegaram a Betsaida, onde trouxeram a Jesus um homem cego, rogando que ele o tocasse. Jesus levou o homem cego para fora da aldeia; depois de cuspir nos olhos dele e colocar as mãos sobre ele, perguntou, “Você vê algo?”

O homem olhou para cima e disse, “Eu vejo homens; para mim, parecem árvores andando”. Depois, Jesus colocou as mãos novamente sobre os olhos dele; o homem olhou fixamente e sua visão foi restaurada, e ele viu tudo claramente.

Jesus o enviou para casa, dizendo, “Não entre na aldeia.”

Jesus e seus discípulos partiram para as aldeias de Cesareia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos discípulos: “Quem as pessoas dizem que eu sou?” Eles responderam: “João Batista; outros, Elias; e ainda outros, um dos profetas”.

Ele perguntou: “Mas vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “Você é o Cristo”. E Jesus os advertiu para não contar a ninguém sobre ele.

Começou a ensinar-lhes que o Filho do Homem deveria sofrer muitas coisas, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e ressuscitar depois de três dias.

Ele falou abertamente. Pedro o levou à parte e começou a repreendê-lo. Mas ele, voltando-se e vendo seus discípulos, repreendeu Pedro e disse: “Afasta-te de mim, Satanás! Por

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *