Bíblia

A Alvorada da Ressurreição: A Revelação do Túmulo Vazio

Mas no primeiro dia da semana, ao raiar da alvorada, elas foram ao túmulo, levando as especiarias que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do túmulo. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que, enquanto estavam perplexas a respeito disso, dois homens surgiram diante delas com trajes cintilantes. E, por causa do medo, elas abaixaram o rosto para o chão, mas eles lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou; lembrem-se do que ele disse a vocês, quando ainda estava na Galiléia: ‘É necessário que o Filho do Homem seja entregue nas mãos dos pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’”. E elas se lembraram de suas palavras.

Então voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; e as outras mulheres que estavam com elas também contaram essas coisas aos apóstolos. Mas essas palavras pareceram a eles como um delírio e não acreditaram nelas. Pedro, porém, levantou-se e correu para o túmulo. Inclinando-se, viu apenas os lençóis de linho; e se foi para casa, maravilhado com o que tinha acontecido.

Naquele mesmo dia, dois deles estavam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, a sessenta estádios de Jerusalém. Eles falavam sobre todo o acontecimento. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus aproximou-se e ia com eles, mas os olhos deles estavam impedidos de reconhecê-lo.

Ele lhes perguntou: “Que palavras são essas que vocês estão trocando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste. Um deles, chamado Cléopas, replicou: “És tu o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que nela aconteceram nesses dias?” “Que coisas?” ele perguntou. Eles responderam: “As que dizem respeito a Jesus de Nazaré, que se mostrou profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e nossos governantes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele quem iria redimir Israel. E, além de tudo, este é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Também algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram perplexos. Elas foram de madrugada ao túmulo, mas não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo ter visto um visão de anjos que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas a ele não viram”.

Ele então lhes disse: “Como vocês são insensatos e tardios de coração para crer em tudo o que os profetas falaram! Acaso não era necessário que o Cristo sofresse estas coisas e entrasse na sua glória?” E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Ao chegarem perto da aldeia para onde estavam indo, Jesus fingiu que ia mais adiante. Mas eles o convidaram: “Fica conosco, pois a noite já vem e o dia já está quase no fim.” Assim, ele entrou para ficar com eles.

Ao se sentar à mesa com eles, tomou o pão, agradeceu, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles se abriram e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Eles comentaram um com o outro: “Não estava ardendo em nós o coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”

Naquela mesma hora, eles se levant

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *