Os apóstolos e os irmãos que estavam na Judeia ouviram dizer que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro chegou a Jerusalém, aqueles que eram da circuncisão discutiram com ele, alegando que ele havia visitado e comido com homens incircuncisos.
Entretanto, Pedro começou a explicar a situação em ordem, dizendo que enquanto estava em Jope, em estado de oração, teve uma visão. Viu descer do céu um grande lençol preso pelas quatro pontas, que veio até ele. Ao prestar atenção nessa visão, observou dentro do lençol vários animais quadrúpedes, feras, répteis e aves.
Em seguida, ouviu uma voz dizer, “Levanta-te, Pedro; mata e come”. Contudo, recusou-se argumentando, “De jeito nenhum, Senhor! Jamais entrei em contato com algo comum ou impuro”. Mas a voz insistiu pela segunda vez alegando, “O que Deus purificou, não chame comum”. Essa visão se repetiu por três vezes.
Enquanto ainda estava tentando entender a visão, três homens, enviados de Cesaréia, bateram à porta da casa onde estava. Foi incentivado pelo Espírito a ir com eles, sem hesitação. Foi junto com eles e mais seis irmãos à casa do homem que eles estavam procurando.
Chegando lá, esse homem contou como havia visto um anjo em sua casa, pedindo que buscasse Simão, chamado Pedro, em Jope, pois ele teria palavras que poderiam salvar sua casa inteira. No momento em que Pedro começou a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos presentes, como ocorreu conosco no começo.
Lembrou então das palavras do Senhor, que dizia que João batizou com água, mas que eles seriam batizados no Espírito Santo. Se Deus deu a eles o mesmo dom que a nós, quando acreditamos no Senhor Jesus Cristo, quem sou eu para interferir em Deus?
Ao ouvir isso, eles se calaram, glorificando a Deus, dizendo, “Então, aos gentios, Deus também concedeu arrependimento para a vida”.
Por causa da tribulação que surgiu por causa de Estevão, muitos foram espalhados até a Fenícia, Chipre e Antioquia, pregando a palavra apenas aos judeus. Mas havia alguns homens de Chipre e Cirene, que ao chegarem a Antioquia falaram também aos gregos, pregando o Senhor Jesus.
A mão do Senhor estava com eles, e um grande número de pessoas veio a acreditar e se voltou para o Senhor. A igreja que estava em Jerusalém ouviu falar deles e enviou Barnabé até Antioquia. Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou feliz e encorajou todos a permanecerem fiéis ao Senhor.
Barnabé era um bom homem, cheio do Espírito Santo e de fé, e muitas pessoas foram agregadas ao Senhor. Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo; e quando o encontrou, o levou para Antioquia.
Assim, por um ano inteiro, reuniram-se com a igreja e ensinaram a muitos. E foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez.
Nos dias que se seguiram, profetas vindos de Jerusalém chegaram a Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, guiado pelo Espírito anunciou uma grande fome sobre o mundo todo, o que realmente ocorreu durante o reinado de Cláudio.
Então, os discípulos de Antioquia decidiram enviar ajuda, cada um o que pudesse, aos irmãos que viviam na Judeia. E assim o fizeram, enviando a ajuda por intermédio de Barnabé e Saulo aos anciãos.